Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Artigos
Eu e meu chicote: padrão crítico de ser
12 de maio de 2023
Eu e meu chicote: padrão crítico de ser
Você já se sentiu assim? De mãos bem apertadas com o seu chicote? Então é isso mesmo, este “danado chicote” representa no mundo cognitivo sentimentos exagerados de auto cobrança, culpa, raiva e uma postura rígida e punitiva consigo e consequentemente com os outros.
Esse padrão crítico de ser age como uma voz interna fazendo você ter crenças de que “não há desculpas se cometi um erro, nunca está bom o suficiente, tudo que o outro faz é melhor, ou o meu jeito é unicamente o certo”. Perfeccionismo exagerado e padrões altos de cobrança e comparação lhe atormentam, em algumas vezes causando até a paralisação tamanha exaustam por conta da crítica exagerada.
Sim, você compreendeu através da sua educação que precisava ser dura, rígida para resolver da melhor forma os acontecimentos da vida, não demonstrar fraqueza e receber aprovação de seus pais e pessoas importantes para você. Porém, essa não é a única verdade, e nem de perto a mais saudável. Você adotou essa postura por que foi o que aprendeu, por traz disso tudo haviam pais exigentes que inconsciente desejavam ter uma filha perfeita.
A vida adulta é cheia de “erros e acertos” e você precisa desenvolver seu lado flexível para ampliar sua consciência sobre as situações que ocorrem. Não estamos aqui para ser perfeito e logicamente não seremos, os “erros” nos trazem a oportunidade de amadurecer, rever e desenvolver aquilo que é necessário. Abra mão desse lugar de “perfeição”, pois isso lhe custará um preço bem alto diariamente e nem sempre o outro vai suprir as expectativas e fazer aquilo que você quer, na hora que quiser. Compreende?!